1ª Atividade (comentário) - Até 20/05/19 (seg)
Com tanta evolução tecnológica, explique (com sua
opinião), como anda o acesso tecnológico para a educação de hoje, seja de escola
pública ou particular?
OBSERVAÇÕES:
- A resposta deve ser digitada no campo comentários dessa postagem;
- Não é necessário título;
- Se responder em aparelho celular ou tablet utilizar a tela em formato paisagem;
- Mínimo 10 linhas;
- Após seu comentário coloque seu nome completo.
TESTE TESTE
ResponderExcluirNOME
Na escola particular tem mais recursos ,que da pública porque têm computador para cada aluno e na publica cada computador e para alunos, na mesma cadeira e para senta 2ou mais alunos para estudar o conteúdo, mais com tecnologia ficaram mais fácil para os alunos pesquisarem é buscar conhecimento daquele assunto Que o professor passou para os alunos têm uma aprendizagem será realizado de forma conjunta é não Mais como transferências de conhecimento do professor Ao aluno. Nessa nova concepção de aula aliadas com tecnologia o discente poderá aprender e ensinar com o tempo de hoje também os avanços tecnológicos viveram para diminuir As barreiras que impedem o Aprendizado por tanto o professor que deseja Realizar mudanças no ensino precisa reconhecer a grande utilidade das ferramentas digital nas aulas .No âmbito escolar através de projetos do governo e das próprias escola nesta forma crias e aportunidade de professores introdizim em sua aulas o uso das novas tecnologias disponíveis fato esse queinfelizmente não acontecido na maioria des instituição Escolares .Não se pode ignorar as tecnologias digital se as próprios alunos não ignorar é elas estão Amplamente acessíveis Por exemplo hoje em dia é difícil um estudante de ensino fundamental ou Médio quer não possuía celular então porque não Tentar incluído Em um atividade de aula ,em uma Vez que Ele afrecementos Possibilidades de didáticos as tecnologias abrem um leque de recursos didático Imenso para educadores
ExcluirROSILENE DE ARAÚJO FREITAS
ExcluirAtualmente o uso de recursos tecnológicos em sala de aula tem sido aínda muito questionado. Apesar do uso da tecnologia e o acesso a internet nas escolas ter avançado no Brasil a maioria das instituições já possui ao menos um computador e 91% das escolas públicas afirmam ter uma rede sem fio, as escolas privadas estão estão um passo à frente, apesar de somente 47% delas terem laboratório de informática. No total de escolas públicas brasileiras 81% delas tem laboratório de informática, porém apenas 59% deles são utilizados. A tecnologia nas atividades pedagógicas é de grande importância para os educadores, pois ajudam a se comunicar com os alunos com maior facilidade, desenvolvendo assim métodos de ensino de melhor qualidade, vale ressaltar que muitos professores ainda sabe utilizar o computador tendo muita dificuldade em manuseá-lo. O computador tem se revelado um recurso didático valioso que possibilita trabalhar com sons, cores, figuras e imagens, sendo , portanto, bem-vindo no ambiente escolar. A sua utilização, com os alunos com deficiência visual, física, intelectual e auditiva, auxilia no desenvolvimento de aquisição de conhecimentos, principalmente pelo aspecto lúdico que oferece. O professor terá que desempenhar um papel muito importante no auxílio e na capacitação dos alunos para a inclusão no universo digital, sendo assim possível o aluno permanecer na escola e preparando o mesmo para uma vida digna, exercendo seu papel como cidadão na sociedade. Maria Francinete Benício
ResponderExcluirAo longo dos anos os avanços tecnológicos foram significativos, e a escola como um ambiente formador precisa está constantemente se reinventando, por isso é muito importante que o professor se aproprie dos saberes advindos das tecnologias digitais da informação e da comunicação, para utilizar esse recurso na sua prática pedagógica. Apesar da tecnologia está presente tanto na escola pública quanto na privada, há diferenças no acesso dos alunos, isso porque na escola pública os recursos tecnológicos são poucos e muitas vezes os professores não utilizam com os estudantes pois os computadores estão com defeitos e até mesmo os professores não sabem utilizar. Já na escola privada a variedade de recursos tecnológicos, é maior e muitas vezes tem professores específicos para ensinar os alunos a utilizarem os materiais tecnológicos o que facilita o acesso dos estudantes a tecnologia. Dessa maneira, a tecnologia está presente em todas as escolas, no entanto o acesso na escola pública ainda é pouco comparado ao da escola privada. Ana Cristina Daniel de Freitas.
ResponderExcluirNa verdade a evolução tecnológica anda a mil por hora, o avanço da tecnologia impõe muitos desafios a serem superados para o uso positivo e benéfico aos consumidores, no entanto ainda vejo muitas dificuldades quanto a estruturas de capacitação, internet, possibilidade de aquisição, a tecnologia disponível atualmente a disposição do ensino, o uso das mesmas muitas vezes se torna um processo complexo pois infelizmente o sistema educacional no cenário brasileiro não acompanhou o avanço tecnológico e hoje as instituições de ensino contam com uma defasagem muito grande tanto em material humano quanto em estrutura escolar, o que pode ser considerado um reflexo social. Pois mesmos nas escolas das redes privadas, ainda assim deixam a desejar em termos de tecnologia, e isso gera um desconforto porque a falta de estrutura das escolas para receber os equipamentos como também todo aparato tecnológico.
ResponderExcluirGostei dessa informação. Você tem paciência para tirar foto? Olha, se você é impaciente com as câmeras modernas da atualidade vai se espantar!
"A primeira câmera demorou aproximadamente oito horas para tirar sua primeira foto!"
Ana Lúcia de Freitas Pinheiro
Apesar de contarmos com avanços tecnológicos, ainda não os exploramos como deveríamos, as escolas sejam públicas ou privadas, em sua maioria, ainda não conta com a tecnologia avançada, muitas ainda ultilizam o básico do básico que a tecnologia avançada tem á oferecer. Existe a boa vontade para fazer o investimento por parte das autoridades no que se refere as escolas públicas, e falta condições financeiras em muitas escolas particulares, por isso, apenas as escolas particulares de grande porte, cons guem oferecer o conhecimento tecnológico.
ResponderExcluirFrancisca Sanderli de Oliveira Farias.
ExcluirA sociedade encontra-se em um constante processo de modificações. A globalização está presente em diversos aspectos do cotidiano social. A tecnologia se apresenta em muitos momentos da atividade humana. Na escola enquanto um espaço social não poderia ser diferente, a tecnologia também adentra nesses espaços, porém o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas ainda caminha à passos lentos, apesar de nas escolas, principalmente da rede pública, ter sido implantado os laboratórios de informática e conexão através de internet banda larga, por vezes o uso dessa tecnologia é limitado, por diversos fatores, tais como: poucos computadores, para um número elevado de alunos, ausência de formação dos docentes para trabalhar com tecnologias e em alguns casos falta de investimento em manutenção e ampliação do acesso aos recursos tecnológicos no ambiente escolar. Nessa perspectiva acredito que é necessário um maior incentivo as escolas, aos docentes para inserir nos processos de ensino-aprendizagem a tecnologia como ferramenta para construção do conhecimento.
ResponderExcluirJEANNE DE LIMA GONÇALVES
A forma de aprendizagem está mudando e o avanço da tecnologia na educação tem sido um dos grandes responsáveis por transformar as escolas. Nesse contexto, as instituições de ensino precisam se adequar rapidamente se quiserem acompanhar essa revolução. Porém, a realidade ´nos mostra ao contrário de tudo o que a tecnologia pode nos propiciar. Quando a escola tem laboratório de informática pouco se é usado (restrito) dias específicos ou nem isso. Tenho conhecimento de muitos computadores nas escolas públicas mas que não são usados por falta de profissional qualificado e por que não dizer que muitos professores só tem noções básicas e as vezes nem isso! Comprova mais uma vez que, nós professores se quisermos fazer algo por nossos alunos é que vamos em busca de se qualificar custeando toda as despesas para que assim possamos ver um trabalho contínuo, fazendo com que os alunos continue em sala de aula. O que dizer dessa prática árdua, meus PARABÉNS a todos os professores que fazem a diferença. É bem verdade que, o uso da tecnologia na educação vem causando transformações não só nos processos de ensino, mas nos de aprendizagem. Portanto, as escolas precisam inovar e se reinventar para despertar o interesse dos estudantes e para isso é necessário investir no corpo docente.
ResponderExcluirJEOVANIA R. AGUIAR
Em relação ao acesso tecnológico no âmbito das escolas públicas, bem como nas escolas particulares, impende esclarecer as inúmeras demandas que cada uma poderá receber. Nesse diapasão, insta fomentar e aprofundar as reflexões em torno do assunto mídia, educação e inclusão afim de apontar as falhas e os acertos existentes nas duas modalidades de ensino (pública e privada).
ResponderExcluirpreliminarmente, esclareço que a tecnologia tem avançado em uma velocidade vertiginosa, exceto no âmbito das escolas públicas, que não acompanham o ritmo desse progresso. Trata-se de despreparo nítido de alunos e alguns professores em manusear os instrumentos eletrônicos/tecnológicos, especialmente as tecnologias assistivas, isto é, tecnologia destinada a pessoas com deficiência. Foram realizados investimentos por parte de governos, contudo, a nível nacional, ainda está aquém do que deveria ser investido para um país como o Brasil; podemos vislumbrar essa triste falta de assistência na educação quando visualizamos a demanda de alunos prontos para apreender a manusear esses instrumentos tecnológicos, e partes das escolas não possuem condições suficientes para proporcionar-lhes tal conhecimento de forma prática e eficaz. Ademais, os governos, seja em âmbito nacional, Estadual ou municipal, caminha em paços lentos na busca desse avanço tecnológico, da informação e da comunicação. por sua vez, as escolas de ensino privado oferecem maior avanço no tocante a práticas educacionais dirigidas a inclusão digital, isto é, visando melhor qualidade de ensino com uso da tecnologia para seus profissionais e seus alunos.
Edvigens Tamara Macedo da Silva
A escola, seja pública ou privada, está se adaptando lentamente aos avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, sobretudo, às tecnologias digitais, tendo em vista que esse processo demanda forte investimento financeiro para adaptar os sistemas de ensino, bem como capacitar os profissionais da educação e os estudantes para a utilização desses instrumentais tecnológicos.
ResponderExcluirO uso de tecnologias no âmbito do processo ensino-aprendizagem ainda é considerado um desafio por vários motivos, dentre eles, o medo de romper com práticas pedagógicas centradas nos livros didáticos ou em aulas expositivas cujo centro é o conhecimento do (a) docente.
Na realidade, o bom uso da tecnologia em sala de aula pelos docentes possibilita o desenvolvimento de uma grande diversidade de atividades que podem tornar as aulas mais atraentes e motivar bastante a aprendizagem dos estudantes. Atividades de pesquisa sobre diversos temas estudados em sala, a utilização de aplicativos para produção de textos, gráficos, jogos educativos dentre tantas outras, podem garantir a abordagem dos conteúdos em perspectivas mais desafiadoras, enriquecendo a prática educacional ao ampliar tanto a produção do conhecimentos quanto o acesso à informação.
Todavia, esse processo deve ser feito, como dito antes, com investimentos na aquisição dos instrumentos tecnológicos, na formação dos profissionais da educação, mas também com ações planejadas para serem bem executadas, pois só assim, a tecnologia no âmbito escolar será uma aliada do processo educacional favorecendo a todos, sobretudo, na inclusão de pessoas com deficiência ou dificuldades de aprendizagem.
Maria Helenilda Cordeiro da Silva
Podemos observar que durante muito tempo a educação para as pessoas com necessidades era vista como exclusão, morto ou aprisionado. Com a evolução da educação foram criando se as leis e com isso criaram se os métodos ou estratégia, foram avançando com o passo do tempo ou seja se adaptando as necessidades de cada indivíduo com suas particularidades. Na educação hoje seja pública ou particular tem por obrigação proporcionar uma educação de qualidade onde os educadores tem que adquirir práticas para lidar com as dificuldades enfrentadas em sala de aula pois o mesmo tem o conhecimento de como trabalhar com determinadas patologias dando os estímulos necessários ao indivíduo ou seja se não tem, precisa ter ou adquirir pois estamos diante de uma sociedade moderna e temos que acompanhar sua evolução e é por isso que a tecnologia assistiva é uma técnica criada para ajudar no desenvolvimento de pessoas com necessidades especiais. A tecnologiassistiva na educação pública ou particular tem como objetivo oferecer conhecimento e informações, realizar a formação e produzir pesquisas que possam ser úteis a órgão, instituições e entidades que atendem pessoas com deficiência. Estamos preparados também para o atendimento direto ao usuário no sentido de avaliar, indicar e disponibilizar recursos de tecnologia assistiva bem como acompanhar o uso desse recurso e sugerir eventuais adequação, no entanto não é isso que acontece nas escolas, seria ótimo que promovessem a inclusão de verdade para essas pessoas com deficiência por meio da prestação desse serviços na área da educação e saúde. Esse tipo de serviço se destina as pessoas com deficiência e seus familiares, bem como as instituições redes públicas ou particulares, profissionais e demais interessados. "Para a maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil, para a pessoa com necessidades especiais, a tecnologia torna as coisas possíveis." Lucélia Marques de Sousa
ResponderExcluirNas últimas décadas, tivemos avanços notórios em tecnologias de ponta que facilitaram a vida de todos nós sejam no campo da medicina,do meio ambiente quando somos capazes de prever com antecedência tufões,grandes tempestades, porém,no campo da educação principalmente voltada para a inclusão social ainda está aquém das nossas reais necessidades,seja em escolas públicas ou privadas ,com algumas exceções.Na minha opinião,como educadora e professora do ensino fundamental 1 de uma escola pública que ainda é precário o uso de tecnologias que favoreçam ainda mais o ensino - aprendizagem.Tudo é muito moroso, burocrático quando queremos usar um simples kit multimidia.Alias,pra educação tudo é moroso,artesanal...pra não dizer rudimentar.Vivemos na era digital,com tanta tecnologia onde a comunicação com qualquer lugar do mundo se faz em segundos.É...mas....meu sentimento é de que quanto mais avançamos na tecnologia,mas o homem,ser pensante, dotado de sentimentos,sonhos vai ficando em segundo plano. Só falta agora é um robô ficar no lugar do professor...Aliás, não falta. Que venham tecnologias que possam atingir a todas as classes sociais e necessidades educacionais especiais dos nossos alunos e que a nossa sociedade tecnológica trabalhe em função do indivíduo mais feliz ,menos excluído e que as nossas escolas sejam verdadeiramente um laboratório vivo de experiências e casos de sucesso.Argelia Serra
ResponderExcluirA tecnologia ou o acesso tecnológico está como discrepante quando navego em um blog relacionado a tecnologia assistiva fora da relação de alguma tecnologia como as divulgadas na mídia. É determinante que muitos confundem as novas tecnologias à disposição das pessoas com necessidades em TA. Essa tecnologia é um termo novo que pode ser descrito como ações que envolvem pesquisa, estudo, desenvolvimento, equipamentos, produtos, sistemas e até qualificação profissional. Está intrinsecamente ligada a minimizar, limitar e ou eliminar desvantagens de ordem física, sensorial, intelectual ou cognitiva possibilitando uma autonomia plena que melhore a qualidade de vida e inclusão de pessoas com deficiência. Quando vimos necessidade de soluções assistivas abordarem o cognitivo, a linguagem e o aspecto motor, verificamos que ainda carece de políticas efetivas quando numa escola não promovemos a acessibilidade com o uso de rampas e onde qualquer pedreiro é capaz de executar essa tarefa para solucionar este pequeno problema. O certo é que a tecnologia assistiva está anos luz distante das tecnologias de comunicação tão acessíveis a qualquer mortal.
ResponderExcluirMARCOS VENICIO TEIXEIRA ALBUQUERQUE
Excluirteste
ResponderExcluirÉ lícito falar que com o avanço da globalização no mundo, o uso e inovação da tecnologia também vêm se tornando cada vez mais recorrente nos mais variados âmbitos da sociedade. Portanto, no espaço da educação esta não se faz diferente, pois é perceptível a sua aplicabilidade a cada dia maior. Mesmo sendo proibida uma das ferramentas mais avançada da tecnologia nas escolas, o celular, o uso do mesmo para atividades escolares vem sendo muito praticado para exercícios em casa e em algumas ocasiões é liberado o uso para atividades de pesquisa em sala de aula. Por outro lado, utilizando os recursos tecnológicos que as escolas oferecem, normalmente o uso de computadores em laboratórios, se tem dois viés de realidade a cerca do uso dos mesmos. Em algumas escolas, na sua maioria as públicas, um problema que impede a utilização dos mesmos é a falta de manutenção dos computadores, onde se tem as ferramentas tecnológicas, mas ficam inutilizáveis. Assim, fica difícil de utilizar a tecnologia nessas escolas a favor da educação e os educadores precisam se reinventar nas metodologias tradicionais. No entanto, nas escolas particulares, quase sempre a educação conta com o auxílio das mais modernas tecnologias.
ResponderExcluirMARIA FABIANA ACACIO ARAÚJO